Educação humana

Educação Humana



Manuel Sérgio Vieira e Cunha é um filósofo, professor, educador, ativista e político português, É professor catedrático convidado aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Foi professor catedrático da Universidade Fernando Pessoa e do Instituto Universitário da Maia. Entre 2001 e 2009, foi diretor do ISEIT (Instituto Piaget - Almada). É sócio fundador da Sociedade Internacional de Motricidade Humana e da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana. Foi presidente da Assembleia Geral do Clube de Futebol Os Belenenses e vice-presidente da Direção deste mesmo Clube. Foi também presidente da Assembleia Geral da Associação de Basquetebol de Lisboa e presidente do Conselho Fiscal da Associação de Andebol de Lisboa.



Manuel Sérgio até hoje é uma das maiores cabeças pensantes no mundo esportivo, ele revolucionou o pensamento sobre o esporte a partir de sua tese sobre a ciência motricidade humana, da qual tem dedicado sua vida desde 1968.

Para ele o conceito de educação física havia nascido com a idade moderna, com o racionalismo, num tempo em que se julgava que o ser humano era composto por duas substâncias distintas – corpo e alma –, e em que, ao mesmo tempo, emerge o capitalismo. Na medida em que o espírito emerge do corpo e que não podemos separar um do outro. O ser humano é uma complexidade formando uma totalidade.

"A expressão educação física reflete um tempo que já não é o nosso, é uma expressão despolitizada, na medida em que se refere apenas ao aspecto físico. A motricidade humana é uma educação motora porque se trata de pessoas em movimento intencional tentando superar e superar-se.

E quando eu falo em superação não me refiro apenas à superação física – que seria o mesmo que estarmos a trabalhar metade de nós próprios – refiro-me sobretudo à superação ideológica, ética, ou seja, o indivíduo na sua totalidade a tentar superar-se".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *