Esporte educacional

Sábado também é dia de Feras ✌⚽️ #feras #ferasdoesporte #VemProFeras #arenaferas

Esporte educacional




João Batista Freire, graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1973), mestrado em pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Psicologia Educacional pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor aposentado pela Universidade Estadual de Campinas. Coordena o grupo de estudos Oficinas do Jogo em Florianópolis. É vinculado atualmente ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Estado de Santa Catarina, na qualidade de professor visitante. Tem vasta experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, educação física escolar, educação, jogo e educação física, pesquisa-ação, pedagogia lúdica. Além de vasto material publicado sobre os temas.

Para o professor João Batista Freire o melhor lugar para se educar uma criança é dentro da quadra de esportes ou no momento esportivo, pois lá a maioria delas está por vontade própria e não pela obrigação escolar. Então ali deve ser o local de intervenção do educador, com a criança motivada o professor pode direcionar uma educação para a vida.

Pois através do jogo a criança pode adquirir o autoconhecimento, com ele a criança aprende sobre a natureza dos eventos sociais e a dinâmica interna e a estrutura de seu corpo. O professor é apenas um intermediador no processo de cada criança e do grupo, já que ali se forma uma “sociedade”. Facilitando a descoberta que cada criança terá em suas aulas: como seu potencial, seus próprios limites, o respeito pelo próximo, a convivência em grupo entre outros.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *